Como Fazer Leitura Ativa? O Leitor Ativo

É justo compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someoneShare on TumblrPrint this page

Uma das razões que ler pode ser frustrante é a falta de concentração. Isso tem a ver com os seus pensamentos ou com o que cerca você. Uma das sérias distrações é a tensão. Quando você se depara com uma grande quantidade de leitura, especialmente em um assunto que é novo para você, sua tensão pode subir.

Umas das formas de diminuir a tensão é estabelecer que você já sabe alguma coisa sobre o assunto. A outra, caso você não saiba muito sobre o assunto, é formular perguntas que vão ajudar você a atingir seu objetivo.

Perguntas são importantes, sem elas você não vai encontrar as respostas.

O grande propósito de ser um leitor ativo é construir uma estrutura na qual você vai preencher enquanto você ler.

Um leitor ativo é aquele que ler uma revista, livro ou jornal com o propósito de obter algum benefício dele.

Essencialmente um leitor ativo é aquele que pergunta “qual é a finalidade de eu estar lendo esse material”? E é capaz de dar a resposta.

 Passo a passo.

  • Antes de ler
  • Durante a leitura
  • Depois de ler

Antes de ler

Perguntas que você deve fazer:

Qual o meu propósito lendo esse material?

Pense sobre o porquê você quer ler um livro, uma revista ou um jornal. Tem relação como o seu trabalho? Nesse caso, você deseja obter alguma informação que vai ajudar no seu trabalho?

Pode ser muitas razões. Adquirir conhecimento, obter informações, ler por diversão.

O que eu sei sobre o assunto que vou ler?

Respondendo essa questão você vai saber qual a sua base sobre o assunto. Você  vai usar as informações existentes e ligar-las com as novas. Fazer isso permite você reter mais informações.

Quais perguntas eu quero que sejam respondidas?

Existem perguntas específicas que você quer que essa leitura responda? Se sim. Quais são elas? Faça uma nota mental de cada pergunta que você tenha. Quando você encontrar as respostas enquanto você ler você vai ser capaz de ligar essa informação com a pergunta que você fez, aumentando sua retenção.

Durante a leitura

Enquanto você ler, você deve reavaliar as informações que você tem na sua frente. As questões que você deve se perguntar são:Qual o tópico sendo discutido agora?

Entenda a ideia principal da passagem que você está lendo e como ela se relaciona com as ideias anteriores

Qual a organização do material?

Examine como a informação apresentada é organizada. As informações podem ser apresentadas de muitas formas. Alguns métodos de organização são: cronológico, comparação, causa e efeito, experimental, mais importante primeiro, menos importante primeiro etc.

Qual informação é necessária?

Leia rapidamente o parágrafo. Encontre frases com as ideias principais e palavras chaves na passagem. Determine se é importante para o seu propósito. Se não for, você deve pular o parágrafo, pois você não vai perder informações importantes.

O que vem a seguir?

Tente prever a informação que vem a seguir. Isso permite que você crie fortes ligações na sua memória com as passagens você já leu e o conhecimento que você já processou. Assim, você reterá mais informações.

Depois da leitura

A leitura forneceu as respostas para minhas perguntas?

A leitura respondeu suas perguntas? Se não, o que faltou?

Como eu posso melhorar o meu julgamento do material e escolher o melhor?

Isso permite que você escolha o melhor material para responder suas perguntas no futuro.

É justo compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someoneShare on TumblrPrint this page