Como Ler Mais Livros: Uma Fórmula Que Funciona

como ler maiscomo ler mais
É justo compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someoneShare on TumblrPrint this page

Warren Buffett, o homem mundialmente conhecido com o maior investidor do século 20, estava de frente com 165 estudantes na Universidade de Columbia.

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou para Buffett, qual sua opinião sobre a melhor forma de se preparar para uma carreira de investidor.

Depois de pensar por um momento, Buffett disse:

“Leia 500 páginas todos os dias. É assim que funciona o conhecimento. Constrói-se como juros compostos. Tudo que você pode fazer é isso, mas eu não garanto que muitos farão”

Buffett estima que 80% das suas horas de trabalho são gastas lendo ou pensando. Isso é suficiente para fazer você pensar “Eu estou lendo livros o suficiente?”

Apesar de nós sabermos a importância da leitura, nós ainda damos desculpas na hora de ler:

“Eu estou ocupado”

“Eu não tenho tempo”

“Eu não gosto de ler”

“Eu esqueço de ler”

É hora de parar de dar desculpas. Aqui está um sistema para você colocar em prática.

Uma Fórmula Simples Para Você Ler Mais Livros

Comece Com 20 Páginas Por Dia

Essa fórmula funciona devido ao seguinte padrão: 20 páginas é pouco o suficiente para não ser intimidador. Muitas pessoas podem finalizar 20 páginas dentro de 30 minutos.

E se você fizer isso como uma das primeiras coisas da manhã, você estará fazendo as tarefas mais importantes primeiro e outras tarefas serão mais fáceis de realizar.

Ler 20 páginas por dia vai ajudar você a finalizar mais rápido sua leitura e permitir que você leia mais variedades de livros.

Por exemplo, se você ler 20 páginas por dia, você terá lido 140 páginas em uma semana, o que permite você ler mais ou menos a metade de um livro e finalizar um livro a cada duas semanas.

A Primeira Hora Do Dia

Como você passa sua primeira hora do dia?

Muitas pessoas, de manhã, se vestem, ficam prontas e saem apressadas pela porta para um dia cheio.

E se esse tempo fosse gasto para fazer de você uma pessoa melhor?

E se você levantasse uma hora antes do que você precisa e trabalhasse em você mesmo?

O quanto melhor você seria no trabalho, em seus relacionamentos e como pessoa?

Isso é que essencialmente o que essa estratégia de leitura está sugerindo você fazer. Antes de você seguir para seu dia de trabalho ou estudo, invista em você mesmo. Antes do seu dia se transformar em um turbilhão de atividades, leia um livro que fará você se sentir melhor.

20 páginas por dia. É tudo o que você precisa.

Tome Notas Para Melhor Retenção

Essa é uma parte essencial do processe de leitura, isto é, se você realmente quer lembrar o que você leu. Porém ainda é um passo que é totalmente deixado de lado.

Se você quer reter informações que você está lendo, tomar nota é essencial. Marcar o que é interessante, não é efetivo em longo prazo, a não ser que você seja extremamente organizado.

Quando você aprende uma informação pela primeira vez, a informação não gruda em sua memória, a não ser que você tenha obtido essa informação de uma forma muito memorável, por exemplo, aquelas com grande carga de emoção.

Você precisa de alguns meios para transferir seus novos fatos e informações da memória de curto prazo para memória de longo prazo. É aqui que as notas entram em jogo.

Notas são os meios para estimular ou refrescar sua memória das informações que você deseja lembrar.

Usando Um Mapa Mental Para Tomar Notas

mapa mental

O mapa mental é uma maneira gráfica de representar ideias e conceitos. É uma ferramenta de pensamento visual que ajuda a estruturar informações, ajudando você a analisar, compreender, sintetizar, lembrar e gerar novas ideias.

Para fazer um mapa mental sigas os passos:

  • Comece no meio de uma página em branco, escrevendo ou desenhando a ideia que você pretende desenvolver. Gostaria de sugerir que você use a página na orientação paisagem.
  • Desenvolva os subtópicos relacionados ao redor deste tópico central, conectando cada um deles ao centro com uma linha.
  • Repita o mesmo processo para os subtópicos, gerando subtópicos de nível inferior como você entender, conectando cada um deles ao subtópico correspondente.

Para Concluir…

Bom esse é um sistema muito simples é fácil de colocar em prática. Consiste em ler 20 páginas por dia, na sua primeira hora da manhã e tomas notas com mapas mentais. E para finalizar vamos ficar com a frase de Ryan Holiday :

“A chave para ler muitos livros começa com parar de pensar nisso como alguma atividade que você faz. A leitura deve tornar-se tão natural como comer e respirar para você. Não é algo que você faz porque você sente como ele, mas porque é um reflexo, um padrão.”

É justo compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someoneShare on TumblrPrint this page