Exercícios De Leitura Dinâmica Para Aumentar Sua Velocidade Em 300%.

É justo compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someoneShare on TumblrPrint this page

No artigo anterior sobre leitura dinâmica você descobriu os péssimos hábitos de leitura que as pessoas têm. Aqui estão dois exercícios de leitura dinâmica para melhorar sua velocidade de leitura.

 1. Usando um guia para eliminar a regressão

A regressão diminui a velocidade de leitura. A regressão ocorre quando você volta em uma linha ou palavra anterior.

Para eliminar esse hábito vamos usar um indicador que vai te guiar ao longo do texto. Pode ser seu dedo, uma caneta, um lápis ou qualquer coisa que quando você movimenta ajude você a focar nas palavras.

Um indicador elimina as distrações e envolve outro sentido no processo de leitura. Usar um indicador adiciona uma dimensão física. Você está realmente fazendo alguma coisa. Você está envolvendo suas mãos.

Usar um indicador ajuda você de diversas formas

  •  Mudar para novas linhas suave e facilmente.
  • Evitar a subvocalização( a voz dentro da sua cabeça enquanto você ler), pois permite que você aumente a velocidade que você está lendo e ver mais de uma palavra por vez.
  • Encoraja seus olhos a focar em mais uma palavra por vez, isso imediatamente aumenta sua velocidade de leitura.
  • O lápis, caneta ou sua mão foca no que você está lendo ao invés de permitir que seus olhos prestem atenção em outra parte da página.

Guiando seu foco com um lápis

Na sua primeira tentativa de guia seu foco utilize um lápis. Abra o livro que você vai praticar. O seu objetivo aqui é ler as duas próximas páginas com o lápis de guia. Enquanto você lê, simplesmente deslize o lápis abaixo da palavra que você está lendo.

Leia na sua velocidade normal. Quando você atingir o final da linha mova seu lápis para o começo da próxima linha, novamente leia no ritmo normal.

Depois desse exercício, tire uma pequena pausa. Isso permite que seus olhos descansem. Depois da pausa leia as próximas três páginas do seu livro. Agora tente aumentar um pouco a velocidade do seu lápis.

Pratique até se acostumar com a velocidade de leitura.

É importante que seu indicador se mova suave e firmemente pela página. Se o movimento for hesitante seus olhos estão ditando o ritmo que você ler e sua velocidade de leitura não melhorará. Se seu lápis move suavemente, seus olhos, com prática, vão aprender a acompanhar e seu cérebro vai aprender a absorver o significado dos grupos de palavra de uma nova forma.

2. Eliminar a leitura palavra por palavra e aumentar a visão periférica.

Com esse exercício você vai eliminar o problema de ler palavra por palavra. Também ajuda a reduzir a subvocalização e vocalização.

Tente um experimento. Coloque seu dedo no meio da página de um livro e olhe para ele. O que mais você pode ver? Onde você está sentado? Talvez a sala que você está ou outras coisas? Sua visão periférica te dá à habilidade de ver uma grande quantidade de coisas apenas olhando para um ponto.

Agora, sem movimentar seus olhos do meio da página tente ler as palavras nas bordas da página.

Como foi?

Você vai descobrir que apesar de você poder ver as palavras, você talvez não foi capaz de ler. Quando você foi ensinado a ler foi ensinado a focar em uma palavra por vez. Ser capaz de expandir o que você reconhece com sua visão periférica requer prática. Os exercícios abaixo vão ajudar você a aumentar sua visão periférica.

Para fazer esses exercícios você vai usar uma caneta. Segure a caneta e passe por baixo de linha e mantenha seu olho fixo na ponta da caneta. Segure a caneta um pouco inclinada sobre a página.

(1 minuto)

Faça esse exercício por um minuto.  Passe a caneta por baixo da linha. Não se preocupe agora com sua compreensão. Em cada linha comece a passar a caneta a partir da segunda palavra e termine na penúltima palavra.

Não se preocupe com a compreensão. Fique em cada linha por no máximo 1 segundo e aumente a velocidade na página seguinte.

(2 minutos)

Use a caneta como guia. Passe a caneta debaixo da linha. Comece a passar a caneta na terceira palavra (duas a frente do começo da linha) e termine a linha faltando duas palavras.

(3 minutos)

Comece a passar a caneta depois de 3 palavras do começo da linha e termine faltando 3 para o final. Repita a técnica linha por linha durante 3 minutos.  Tente manter meio segundo por linha. Não se preocupe com a compreensão.

Com esse exercício alguns não vão compreender nada, o que é esperado.  Mantenha a velocidade e a técnica, você está condicionando seus olhos a ler mais rápido

Mantenha em 3 palavra essa é o normal que as pessoas conseguem alcançar com a visão periférica.

É justo compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someoneShare on TumblrPrint this page