5 Mitos Que Destroem Sua Leitura e Impedem Você De Ler Mais Rápido

É justo compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someoneShare on TumblrPrint this page

Crenças erradas sobre a natureza da leitura impedem você de ler com mais eficiência e mais rápido. Se você quer ser um leitor rápido, flexível e ativo você tem que se desprender desses mitos de leitura.

As pessoas nunca se questionam sobre a habilidade de leitura. Elas assumem que ler consome muito tempo e que compreender o que leu requer ler devagar. O que não é verdade.

A leitura é uma habilidade assim como tocar um instrumento ou fazer um esporte. E como qualquer habilidade ela pode ser melhorada.

O primeiro passo para você melhorar sua leitura é reconhecer que ela é uma habilidade. E que pode ser aprendida e aperfeiçoada com a prática.

O segredo para você perceber o seu potencial para leitor rápido e eficiente é reconhecer os péssimos hábitos de leitura e os mitos que inibem a sua habilidade de ler rapidamente e com mais compreensão.

Mito 1: “Quanto mais rápido eu leio, pior fica a minha compreensão . Eu vou entender mais se eu ler mais devagar”

Embora tenha algumas situações que diminuir a velocidade de leitura é uma boa ideia, por exemplo, quando você está lendo material técnico e denso ou poesia, usualmente, leitura lenta é falta de concentração, não de melhor compreensão.

Leitores lentos geralmente têm concentração fraca, o que resulta em pouca compreensão. Leitores rápidos são focados, e termina de ler o material mais rápido e com melhor compreensão, pois eles matem um alto nível de concentração enquanto leem.

Mito 2: “ Toda palavra é importante para entender o texto”

Não é verdade. Muitas das palavras que você ler não tem significado, elas existem apenas por propósitos gramaticais. Essas palavras são como andaimes da estrutura da sentença, ou seja, elas seguram as sentenças para que elas possam expressar significado, mas elas por si só não são importantes.

Essas palavras tiram o foco das palavras com significado, impedem você de aumentar a velocidade de leitura e prejudicam até mesmo sua compreensão.

Quebrar sua fidelidade a esse mito envolverá focar na imagem geral, e se desprender da noção de que para compreender realmente o material você precisa passar tempo em cada palavra na página.

Se você quer melhorar sua velocidade de leitura e manter sua compreensão enquanto ler, você precisa mudar sua percepção do que o que é a leitura.

Não lei palavra por palavra, leia por ideias.

Mito 3: “Eu não compreendo muito pois eu não consigo lembrar o que eu acabei de ler”

Ser capaz de lembrar o que você acabou de ler é um problema de acessar as memórias e não um problema de compressão. A natureza da compreensão está relacionada com o que você entende enquanto você está lendo.

Acessar as memórias se refere a lembrar o que você leu, mesmo que seja em um mês, um ano ou apenas um momento depois. A ferramenta mais efetiva para se lembrar das informações é a repetição.

Repetição é a exposição várias vezes ao material. Ela não precisa ser necessariamente a leitura do material repetidas vezes. Você pode simplesmente se desafiar e tentar lembrar o material falando sobre ele ou tomando notas.

 Mito 4: “Eu deveria entender e lembrar cada palavra na primeira leitura”

Se isso fosse possível seria fantástico. Infelizmente, mesmo para os leitores mais comprometidos e focados, essa expectativa é irrealista. Independente da sua velocidade de leitura, você não vai compreender e lembrar-se de tudo na primeira leitura.

Lembrar está em função da repetição, o que envolve repetidas exposições ao material. Boa compressão pode ser atingida durante a primeira leitura, mas também é bem possível que mesmo bem concentrado, você vai precisar revisar o material para assegurar que você é completamente familiar como todas as informações e conceitos.

 Mito 5: “Não há necessidade de melhorar minha habilidade de leitura, eu já leio bem”

Ler é uma habilidade como qualquer outra, e sempre há espaço para melhorar, mesmo aqueles que têm aptidão natural pela leitura. Leitores normais podem melhorar sua velocidade de leitura com a prática.

O que as pessoas aceitam como normal, ou até mesmo rápido, não é necessariamente o máximo potencial para aquela pessoa.

As grandes quantidades dos leitores não estão cientes do potencial de melhora que eles têm. Uma vez que eles ganham confiança no seu potencial de melhora, eles fazem significantes avanços.

É justo compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someoneShare on TumblrPrint this page