Você Sabe O Que É Leitura Dinâmica?

É justo compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someoneShare on TumblrPrint this page

“A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo.” Richard Steele

As pessoas tendem a ler menos livros depois que terminam a escola, mesmo sabendo da importância da leitura.

Um dos maiores benefícios que os livros trazem é ter acesso ao que grandes mentes pensam apesar de eles terem vivido em qualquer época da história.

Já imaginou ter acesso as ideias de Aristóteles, de Gandhi e de Steve Jobs?

Isso é possível através dos livros, onde suas ideias e pensamentos foram imortalizados.

E para tirar mais proveito dos livros, você simplesmente tem que ler mais. É onde entra a leitura dinâmica, que permite você ler mais rápido e melhor.

O que é leitura dinâmica?

A leitura dinâmica é a taxa com quais seus olhos e cérebro decodificam e entendem as palavras. As duas grandes partes da leitura dinâmica são a velocidade e a compreensão. Não tem sentido ler rápido e não entender o que acabou de ler.

Além disso, aprender leitura dinâmica é ser capaz de ler em velocidade apropriada cada livro, revista ou jornal. Se você ler muito devagar, sua mente se distrairá do material e você ficará entediado. Como consequência, sua capacidade de lembrar o que leu diminui.

Mas, se você ler muito rápido, você, também, diminui as chances de lembrar as informações do seu texto. Você fica frustrado e diminui mais ainda a retenção do material.

5 Fatores que te impedem de ler mais rápido 

Ler mais rápido é sim possível. Porém péssimos hábitos nos matem distantes de atingir esse objetivo.

O grande objetivo da leitura dinâmica é descobrir o que impede você de ler mais rápido e apresentar soluções para superar esses obstáculos. Claro, sem prejudicar a compreensão do material.

Aqui está os principais fatores que fazem você ler devagar: 

  1. Regressão

Sabe quando você volta em uma linha ou palavra anterior enquanto está lendo? Isso é chamado de regressão ou movimento de retrocesso.

Seus olhos podem voltar para a mesma linha por você achar que não entendeu ou que esqueceu o que acabou de ler.

Em qualquer um dos dois casos, você acabou de reler o material. Sua velocidade de leitura foi reduzida.

  1. Leitura palavra por palavra

Desde o início da escola, você foi ensinado a ler uma palavra por vez. Você começava no início da linha, lia uma palavra de cada vez até atingir o fim da linha. Em seguida você lia a próxima linha exatamente como a linha anterior, palavra por palavra.

Chances são de que você nunca tenha mudado essa forma de ler.

Para ler mais rápido e mais rápido você tem que mudar esse hábito. Você terá que começar a ver as palavras como grupos de palavras ao invés de palavras individuais. Esse método acelera sua leitura.

  1. Pronunciar as palavras enquanto você ler

Esse é outro problema que você provavelmente tem desde o tempo que você aprendeu a ler. Quando você foi ensinado a ler você dizia as palavras em voz alta enquanto as lia. E quando você lia sozinho, você as pronunciava na sua cabeça.

A ação de repetir em voz alta o que você ler é chamado de vocalização. Enquanto a ação de repetir as palavras mentalmente é chamada de subvocalização.

Enquanto você aprende a ler, de fato, é necessário você pronunciar as palavras, pois isso ajuda a fazer a conexão entre o objeto e a palavra representando ele.

Entretanto, uma vez que sua habilidade de leitura esteja estabelecida, a vocalização não é mais necessária e apenas está diminuindo a velocidade da sua leitura, já que você ler na velocidade que fala e não na velocidade que pensa.

  1. Falta de vocabulário

Quando você encontra palavras desconhecidas você tem duas opções. Procurar a palavra desconhecida no dicionário ou pular a palavra e seguir com a leitura. A primeira atrasa sua leitura. A segunda afeta sua compressão do texto.

Sendo assim, a falta de vocabulário limita a sua velocidade de leitura.

  1. Falta de concentração

Você já teve a sensação de ler um parágrafo e não se lembrar do que leu? Esse é um típico caso de falta de concentração.

Como consequência de não se lembrar das informações, você  não reterá o conteúdo bem. Não importa o seu QI ou se você tem uma ótima memória.

Esse problema acontece por um simples fator chamado distração. Quando estamos lendo, principalmente um livro, artigo ou jornal que não é interessante, nosso cérebro fica desconfortável. Como resultado, seu cérebro encontra outras tarefas para ficar ocupado.

Fatores que afetam você a aprender a ler mais rápido

  • Uma boa postura em relação à leitura.
  • Desejo de aprender como melhorar sua leitura e considerar os ganhos que a leitura dinâmica trará.
  • Familiaridade com a língua do material e um bom vocabulário.
  • Ter um bom conhecimento no assunto.
  • Se você praticar 15 minutos por dia por 30 dias você vai descobrir que a sua velocidade de leitura, sua compreensão do material e sua capacidade de recordar o que leu melhorará rapidamente.
É justo compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someoneShare on TumblrPrint this page